quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Academia - Minha primeira atitude no processo de emagrecer

Como falei no post anterior, já estou tomando minhas primeiras 3 providências no meu desafio de emagrecer, e quero falar sobre cada uma delas, começando pela academia.

Tinha uma vida completamente sedentária, casa, computador, televisão, e cama. Ninguém que quer emagrecer consegue isso sem queimar calorias, e a academia é quase sempre a primeira opção. Eu mesma já iniciei pelo menos umas 5 vezes na minha vida, mas desta vez vou ir até o final (da vida).

Temos que ter consciência que a pratica de uma atividade, seja esporte, academia, caminhada, ou qualquer exercício físico precisa fazer parte de nossa rotina, e não só para emagrecer e parar, mas também manter peso e pela nossa saúde, claro.

Falei bonito ... só falta convencer a mim mesma disso !

Ouvi dizer que na academia o que emagrece é a esteira, os demais aparelhos de musculação não contribuem para queima de calorias, fiquei arrasada quando ouvi isso, claro que sei que o que emagrece efetivamente são atividades aeróbicas, mas achava que de alguma forma, eles tinham que dar uma ajudinha ... e encontrei a luz no fim do túnel pesquisando na net .

A musculação ajuda no processo de emagrecer sim, basta fazer corretamente (o que eu não fazia, mas segunda-feira começarei a aplicar).

Se você deseja perder peso, procure fazer exercícios de musculação sim, pois eles são ótimos para queima de calorias, desde que sejam feitos da forma adequada, ou seja, pouco peso, e repetições rápidas e com intervalo curto entre uma série e outra.

- Quando praticamos musculação, estimulamos o principal tecido responsável pela queima calórica, que é exatamente o tecido muscular. Mesmo após vc terminar seus exercícios, seu corpo estará queimando gordura (veja bem, não é apenas calorias, e sim gordura).

Evite comer, ou ingerir bebidas que contenham açucares (glucose, glicose) ou qualquer bebida que possua corantes. Pois seu corpo estará, como eu disse, queimando gordura, por pelo menos 1 hora após o fim dos exercícios, e caso você ingira qualquer tipo de substância, que não seja água, seu corpo transferirá a energia que está ajudando a queimar gordura, para que seja feita a digestão do que está sendo consumido.

E eu que achava que o lance era cada vez mais peso !!!

Tem ainda essa explicação, que também comprova que ajuda sim:

Em relação ao gasto calórico, numa caminhada moderada de 1 hora você pode eliminar de 200 a 300 kcal. Já em 30 minutos intensos de musculação, pode-se gastar a mesma quantidade de kcal (dependendo de cada metabolismo).

Estudos asseguram e a prática comprova que a musculação acelera o metabolismo do seu praticante, favorecendo a queima de gorduras pelo organismo. Apesar de na musculação você não queimar gordura como fonte de energia, durante o esforço (onde usa-se o fósforo, a creatina e a glicose anaeróbia), existe um processo chamado gliconeogênese, que é a utilização de gordura para repor as calorias perdidas durante o treino. Com o metabolismo acelerado, você continua queimando a gordura por muito tempo depois da atividade física.

Bom, seguirei então minha academia, segue ai a série que estou fazendo no momento: (quando mudar venho contar pra vcs). Levo cerca de Uma hora e meia neste processo:





Não é um sacrifício tão grande como eu pensava ... vale a pena !!!

0 comentários:

Postar um comentário